Nas décadas de 1960/70 os cartões de 80 e 96 colunas foram muito utilizados pelos sistemas IBM/360 e IBM/3A leitura dos cartões perfurados é realizada pela leitora de cartões Punch card reader.
Este formato de cartão IBM, projetado em 1928, tinha furos retangulares, numa matrix de 80 colunas com 10 linhas, mais duas chamadas zonas.
As dez posições (de cima para baixo) representam os dígitos 0 a 9. As duas primeiras posições de uma coluna eram chamados de zona, 12 (topo) e 11.
A combinação de perfurações em uma coluna, corresponde a uma codificação de caracteres de 8 bits (1 byte) chamada codificação EBCDIC
No cartão acima observe que o número 2 que aparece impresso em azul na parte superior do cartão na coluna 5, corresponde a uma única perfuração na altura da linha 2.
Nota: Após a leitura do cartão, o byte (posição) da memória correspondente ao número decimal 2 tem a seguinte representação binária num byte de 8 bits: 1111 0010 (EBCDIC ).
Para entender melhor a codificação EBCDIC, observe que a letra A que aparece impressa na parte superior do cartão, corresponde às perfurações nas linhas 1 e zona 12 da coluna.
Nota: Após a leitura do cartão, o byte (posição) da memória correspondente à letra A tem a seguinte representação binária: 1100 0001 que no dump da memória aparecerá como hexadecimal C1 Ver Tabela DEC – HEX – ASCii- EBCDIC.
Saiba mais: Armazenamento na memória
Leitura recomendada: Punched Cards
O processamento é realizado pela Unidade Central de Processamento do IPO, que está dividida em 2 partes: a) memória para armazenar até 1000 caracteres; b) um conjunto (set) de 8 instruções.
Saiba mais sobre bit e bytes Entenda a conversão binário, decimal e hexadecial, Ver Tabela Tabela DEC – HEX – ASCii – EBCDIC
A saida (output) é realizada por uma impressora de linhas. similar à IBM 1403 Tópicos recomendados: Processamento de Dados e Hypothetical Machine
Ir para SET DE INSTRUÇÕES Ir para PROGRAMAÇÃO